Confira nossas dicas para escolher a camisa masculina ideal para o seu dia a dia.

Comprar uma camisa masculina é uma tarefa simples, certo? Sim. Mas escolher uma camisa ideal para a sua personalidade, estilo de vida e biotipo requer conhecimento, atenção e cuidado. Afinal, ela será sua companheira diária e, por isso, vale a pena investir em uma peça que lhe proporcione conforto, versatilidade e elegância.

12 dicas para escolher a melhor camisa masculina

Faça uma checklist de fatores que podem influenciar sua escolha:

1. Saiba qual é o seu estilo

Antes de mais nada é importante saber o tipo de roupa que você gosta, que favorece o seu biotipo e que está alinhado às suas atividades diárias. O nosso post Estilo masculino: como não errar na hora de se vestir pode ajudá-lo nesse quesito. A partir daí, você vai saber se prefere comprar uma camisa clássica, slim fit, básica, estampada etc.

2. Aprenda o tamanho que você veste

Nem sempre nos vestimos com o tamanho adequado. Ele é importante para que o visual fique confortável e elegante. Mas, cuidado, o tamanho é apenas um guia e não deve ser seguido à risca, pois eles podem variar de acordo com a marca, a forma utilizada etc. Por isso, a próxima dica anda de mãos dados com esta.

3. Experimente a peça

Por mais que você saiba o seu tamanho, é importante experimentar uma nova peça antes de comprá-la. Isso porque pode haver variações nas medidas de acordo com as marcas e também o seu corpo pode ter mudado desde a última vez que você comprou uma camisa. Além disso, no momento em que você veste a roupa, pode verificar o caimento do tecido, sentir a textura do tecido e observar as costuras (como veremos a seguir) conforme as linhas do seu corpo.

Aproveite esse momento para se movimentar: levante e dobre os braços, abotoe todos os botões, olhe-se no espelho e se veja de diferentes ângulos.

4. Verifique o punho

Ele deve ficar onde termina o antebraço e começam as mãos – ou seja, o punho deve ficar logo acima do ossinho da mão. Mangas muito longas podem passar uma ideia de desleixo. Além disso, o punho não deve ficar apertado, mas também não pode ser muito folgado a ponto de você conseguir tirar a mão sem desabotoá-lo.

5. Verifique os ombros

A costura dos ombros deve estar alinhada a eles, ou seja, ela termina no mesmo ponto onde o seu ombro termina. Se a costura estiver fora disso, é sinal de que a camisa está muito grande ou pequena.

6. Verifique a cintura e o peitoral

Confira se a camisa não está apertando sua cintura ou seu peitoral. Mesmo se a camisa for slim fit, ou seja, mais ajustada ao corpo, ela não deve apertá-lo ou deixá-lo desconfortável. Porém, cuidado para que não fique muito folgada, pois o excesso de volume pode ampliar sua silhueta e deixar o visual desalinhado.

7. Verifique o comprimento

No geral, a camisa deve cobrir o seu cinto. Isso permite que você a use para dentro da calça, em looks formais, ou para fora, em visuais casuais.

8. Verifique o colarinho

Primeiro, você deve escolher um tipo de colarinho. Conheça aqui os principais tipos de colarinho e como usá-los. Depois, verifique o ajuste no seu pescoço. Experimente a camisa com todos os botões fechados e certifique-se de deixar um espaço de um dedo entre o colarinho e o seu pescoço. Também é uma boa ideia experimentar a camisa com uma gravata.

9. Confira a composição da camisa

O tecido da camisa é muito importante na escolha de uma boa peça. Verifique a etiqueta para saber a composição ou peça informações para os vendedores. Dê preferência para tecidos de fibras naturais, como o algodão, linho, lã ou seda, pois eles permitem que o corpo respire. Além disso, são mais duráveis e proporcionam um visual mais requintado.

10. Escolha uma cor

Pense no propósito principal da camisa que você vai adquirir: você vai usá-la para trabalhar? Ou será usada mais para ocasiões informais? Considere também as outras peças que você já possui para criar combinações.

11. Atente-se aos detalhes

Observe os botões, os acabamentos e as costuras. Procure camisas de bom custo benefício, que poderão ser usadas, lavadas e passadas sem necessidade de reparos frequentes ou substituição rápida.

12. Peça ajuda ou faça ajustes

Cada pessoa tem um corpo diferente, por isso, nem sempre as modelagens e tamanhos disponíveis no mercado atendem às suas necessidades. Por isso, muitas lojas oferecem serviço de ajuste ou consultores para ajudá-lo a escolher a melhor camisa para você. Além disso, você também pode levar a peça para um alfaiate ou costureira, se desejar.

A Camisaria Italiana tem um excelente portfólio de camisas masculinas, com linhas tradicionais e modelos modernos para satisfazer clientes de diferentes perfis.

Continue acompanhando o blog da Camisaria Italiana para saber mais dicas de como se vestir bem!

CTA Camisaria Italiana