Muitos homens têm um estilo definido, sabem combinar peças e têm noção do dress code apropriado para cada situação. No entanto, muitos ainda têm uma dúvida: como combinar meias com o look?

Por isso, no post de hoje, nós preparamos algumas dicas para responder às perguntas mais comuns sobre o assunto. Confira!

Existem regras sobre como combinar meias com o look?

Sim e não. Tudo depende, é claro, do seu estilo, da ocasião e do dress code exigido. Se você é um homem moderno e descolado, possivelmente não segue muito as tendências tradicionais. Mas, para ir a um casamento, por exemplo, é importante conhecer essas regrinhas.

Roupa social

Para saber como combinar meias com o look social, o ideal é prestar atenção ao tom da calça. Ambas da mesma cor dão impressão de alongamento da perna. Ou seja, calça preta, meia preta, calça bege, meia bege. Fácil, não é?

Além disso, elas devem ser meias sociais, tamanho 3/4 – que não mostram a canela quando você senta ou cruza as pernas – e feitas de tecido fino, que pode ser liso ou canelado, de algodão, poliamida e outras fibras naturais ou sintéticas.

E usar o terno ou costume sem meia, pode? Existe uma nova tendência que diz que sim! Deixar os pés livres dentro do sapato, principalmente no verão, já é uma prática adotada por muitos homens. E as meias estampadas ou coloridas? A resposta é a mesma. Alguns ambientes de trabalho e situações sociais permitem acessórios mais casuais, quebrando um pouco o look social padrão, como o dress code em algumas empresas de comunicação ou startups. Mas vale apontar que essas opções devem ser combinadas com atitude!

Momentos casuais

As situações menos formais são mais flexíveis quando o assunto é combinar meias com o look. Geralmente, nos looks casuais, se combina a cor da meia com a cor do sapato. Nos dias frios, as meias de lã podem ser usadas, e, nos quentes, as de algodão.

Se você tem dúvidas sobre como combinar meias com o look que tenha bermuda, é simples: prefira meias esportivas de cano curto ou soquetes. Procure não esticá-las para cobrir a canela, deixe-as naturais, o que evita causar o efeito “achatamento”, cortando a sua silhueta e deixando suas pernas com a impressão de serem mais curtas. Além disso, alguns sapatos, como o mocassim casual e o dockside podem ser usados sem meias ou com as meias “invisíveis”, que cobrem apenas o calcanhar e os dedos, ficando bem discretas com esse tipo de calçado.

Meias brancas e grossas devem ser deixadas para a prática de esportes!

Calças jeans ou de sarja mais curtas ou com a barra dobrada estão sendo cada vez mais adotadas e podem ser usadas sem meias, com meias soquetes, invisíveis ou de cano alto coloridas (Calf High Socks), para looks mais irreverentes e modernos. As meias estampadas e de cores mais vibrantes são destacadas como um acessório marcante do estilo masculino, sendo usadas sem medo, principalmente, pelos europeus. Aqui no Brasil, a moda ainda está um pouco tímida, mas já existem adeptos.

Agora que você já tirou suas dúvidas sobre como combinar meias com o look, que tal saber mais sobre o sapato ideal para combinar com o seu look? Até a próxima.