Quando visitamos lojas online ou físicas à procura de roupas, é comum nos depararmos com uma variedade imensa de produtos – e isso não é por acaso, afinal, cada indivíduo tem um estilo e biotipo próprios.
Entender o seu tipo físico é importante para selecionar as peças, cortes e modelagens que caem bem e deixam o look mais alinhado. Por isso, no post de hoje, vamos saber mais sobre as modelagens das camisas mais comuns no mercado e como usá-las. Acompanhe.
Modelagens das camisas
Camisas slim fit
Apesar de não ser uma novidade na indústria da moda, as modelagens das camisas slim fit estão ganhando cada vez mais espaço no guarda-roupa dos homens. Elas são mais ajustadas ao corpo, com cintura e manga mais estreitas, o que não deixa sobras de tecido desnecessárias. São ótimas quando usadas com um terno slim fit.
Apesar de ter um corte mais enxuto, slim fit não é sinônimo de camisa apertada. Portanto, o ideal é experimentar esse modelo para saber qual é o tamanho adequado e se ele cai bem em você.
Camisas clássicas
As modelagens das camisas clássicas são mais folgadas e com uma “sobra” a mais de tecido – o que não significa uma peça de tamanho maior – no peito, cintura e cava. O corte é reto e proporciona movimentos mais amplos e livres.
Elas são a opção mais escolhida por homens de estilo tradicional ou para aqueles que ficam mais confortáveis com uma folguinha a mais na roupa.
Como usar as modelagens das camisas no dia a dia?
1. Ambiente de trabalho
A maior parte dos ambientes de trabalho tem um dress code que exige o uso de camisas. Mas por seu amplo leque de variedades, é possível escolher as peças mais adequadas de acordo com a sua personalidade e seu tipo de trabalho.
Formal
Em ambientes corporativos tradicionais, como instituições privadas, órgãos públicos, bancos, fundações e demais grandes empresas, o mais apropriado é usar camisas sociais de cores neutras e com padrões discretos.
Camisas brancas, azuis, cinzas, beges, pretas lisas ou ainda aquelas que apresentam listras, ou um padrão xadrez em tons análogos às cores de fundo, são boas opções para esse tipo de ambiente de trabalho.
Elas podem ser combinadas com calças sociais e blazers – ou com o costume, conjunto de calça e paletó, com gravata – por quem tem cargos mais altos ou frequenta ambientes mais formais. É possível optar, também, por calças de sarja ou chino se o dress code permitir. Vale lembrar que cores mais escuras dão um ar mais sóbrio e formal ao look.
Informal
Empresas de comunicação, design, arte e startups, geralmente, são mais liberais e permitem uma flexibilidade maior de vestimentas.
Nesse caso, camisas estampadas, jeans ou de manga curta podem ser utilizadas em combinação com calças jeans e chino em cortes retos ou skinny. Cores vibrantes também são permitidas, basta tomar cuidado para não exagerar.
Blazers, jaquetas e suéteres são boas opções de camada extra em dias mais frios.
2. Nas horas de lazer
Neste caso, a escolha das combinações vai depender do estilo da pessoa, da ocasião, do horário, do local e do clima.
Para um churrasco ou evento ao ar livre, as modelagens das camisas de manga curta podem ser combinadas com bermudas para aproveitar os dias de verão.
Para jantares ou almoços, camisas lisas ou estampadas podem coordenar com calças jeans ou de sarja em cortes retos ou skinny.
A camisa jeans também é uma opção válida, podendo ser facilmente combinada com calças ou bermudas. Dê preferência a uma calça/bermuda de outro material ou de uma lavagem de jeans diferente da camisa.
Gostou das dicas sobre as modelagens das camisas? Que tal conhecer mais sobre os tipos de terno e saber quais combinam mais com você?