Uma nova coleção sempre traz diversas referências e segue as tendências do universo da moda. São temas, estilo de peças e cores que se complementam a fim de gerar produtos atraentes para o consumidor a cada estação. Para o inverno de 2017, a cartela de cores passeia por tons terrosos e neutros, que fazem o contraponto com cores vibrantes e primárias.
O que é cartela de cores?
É uma paleta de cores com as tendências para uma determinada estação ou coleção de moda. Mas quem escolhe essas cores e como a cartela é elaborada? Geralmente, a determinação das cores de destaque de uma coleção é um processo realizado pelos estilistas e profissionais do ramo e leva em consideração alguns fatores, como:
- Cores Pantone para o ano/estação;
- Segmento de vestuário (infantil, masculino, feminino);
- Estilo da marca;
- Público-alvo;
- Temas;
- Relatórios de tendências de agências especializadas – que analisam o que está acontecendo em todos os setores, não apenas na moda, como na economia, tecnologia, política, arte, cultura e história de diversos países.
Quem é Pantone?
A Pantone é uma das maiores referências em cores e sistemas de cor, tendo, atualmente, um grande peso em diversos setores, como moda, design, indústria gráfica etc. Todo ano, com base no contexto social, político, econômico e cultural do mundo, a marca escolhe a cor do ano.
A cor do ano 2017 é Greenery, um tom de verde com amarelo que simboliza recomeços bem como a revitalização, restauração e renovação da natureza.
Quais são as cores do inverno 2017?
As cores têm uma influência direta em nosso cérebro, emoções, decisões, humor e até mesmo na nossa saúde, conforme diversos estudos e pesquisas científicas. Por isso, a paleta de cores utilizada em uma coleção é feita com muito planejamento e estratégia.
Para a Camisaria Italiana, a cartela de cores da estação inclui:
-
Tonalidades de vinho, burgundy e avermelhados
O vermelho aparece em nuances mais sóbrias e escuras, porém trazendo ainda uma sensação de calor e acolhimento. Casacos, camisas e acessórios podem ser usados sem medo por homens de estilo clássico ou de estilo moderno, sendo que, para o primeiro caso, o ideal é combinar a peça avermelhada com outras de tons mais neutros, como bege, cinza, branco, preto ou azul marinho. Para looks mais informais, é possível usar a cor com outras de tons mais vibrantes como amarelo ou verde.
-
Tons de azul, em especial o azul real
O azul é uma das cores mais frequentes no guarda-roupa masculino e a tendência da estação não a deixa de fora. O azul real é intenso, rico e elegante. Por ser uma cor curinga, pode ser facilmente usada em qualquer peça, de blazers a calças, por qualquer pessoa. Para destacar a cor, basta combiná-la com preto ou branco.
-
Tons terrosos, como camel e suas nuances
Esses tons abrangem uma série de cores relacionadas à terra e natureza em sua forma mais crua e rústica, como marrom, bege, laranja e vermelho. O camel, que em sua tradução do inglês significa “camelo”, também chamado de caramelo, é um tom de marrom claro misturado com bege. No inverno, essa cor transmite aconchego, e é muito comum em calças e jaquetas. Por ser uma cor neutra, é fácil de ser combinada com outras cores para criar visuais versáteis.
-
Verde militar, incluindo verde musgo
Como já mencionamos no nosso post “6 tendências de moda masculina para o inverno 2017”, o estilo militar é uma das maiores tendências da estação. O verde oliva e o verde musgo são tonalidades mais sóbrias do verde, ideais para looks mais formais e tradicionais, mas que também permitem uma série de possibilidades para criar visuais joviais e modernos.
Cores College Club
Para o tema College Club, as referências de tonalidades são inspiradas nos brasões universitários. Portanto, cores como vinho, verde musgo, marinho e amarelo não poderiam faltar nesta cartela.
Gostou das dicas? Para complementar seu visual, confira 10 acessórios masculinos que fazem a diferença – parte 1 e parte 2!