Cada vez mais os homens estão atentos ao visual, em consequência, a moda masculina é um mercado em crescimento nos últimos anos. Por seu dinamismo, inovação e necessidade, a indústria têxtil é uma boa escolha para aqueles que estão pensando em abrir uma franquia. Confira o post para saber mais sobre o setor e veja se vale a pena investir!
De olho nos números do setor de moda masculina
Com estatísticas encorajadoras – além da importância da moda como fator de autoestima e segurança, o segmento de vestuário traz muitas vantagens para quem deseja empreender. Confira:
- Conforme dados da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), o faturamento da cadeia têxtil e de confecção em 2017 foi US$ 45 bilhões, mostrando um aumento em relação a 2016, que marcou US$ 39,3 bilhões. Além disso, os investimentos no setor também cresceram: R$ 1.900 milhão, contra R$ 1.671 milhão em 2016. De acordo com o publicado pela Agência Brasil, a expectativa para 2018 é um crescimento de 2,5% na produção de vestuário, 4% na produção têxtil e 5% no varejo de vestuário.
- Sobre o setor de franquias, segundo pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o índice de confiança do consumidor e o índice de confiança empresarial de 2017 superaram os registrados em 2016; o faturamento teve um aumento de 8% em 2017 e estima-se que continue a aumentar em 2018. Além disso, na distribuição de unidades de por segmento (das marcas associadas ABF), o setor de moda está entre os cinco maiores.
O que você precisa saber sobre uma franquia de moda masculina
Antes de decidir abrir uma franquia, é importante entender um pouco mais sobre o setor. A indústria está sempre pesquisando novos materiais, cores e tendências. Assim, a rede franqueadora irá criar as coleções, com base em estudos e pesquisa, e o franqueado venderá as peças. Embora a franquia, no geral, não tenha o poder ou responsabilidade de lançar moda, ela tem participação direta no sucesso das campanhas. Afinal, o atendimento, gestão, divulgação, disposição visual e desempenho da loja são fatores determinantes para as vendas.
Entender e atender o consumidor estão entre os pontos-chaves de uma franquia. Uma equipe preparada para ouvir o cliente, identificar o seu perfil e mostrar as peças mais indicadas é fundamental. Ele é mais tradicional? Precisa de uma roupa para um evento social? Prefere cores mais discretas? Tanto a abordagem quanto a seleção de peças deve ser personalizada para cada cliente.
Além disso, vale a pena considerar que os homens estão cada vez mais antenados e interessados em se vestir bem. Por isso, é importante que os funcionários da franquia estejam atualizados e possam passar informações para esclarecer dúvidas ou explicar sobre modelos, cortes e especificidades. Por exemplo, muitos clientes podem querer saber a diferença entre uma camisa slim fit e uma normal, outros podem se interessar por calças com diferentes barras ou podem ainda estar atentos à composição do tecido.
Equipe capacitada, gestão de excelência, atendimento de qualidade e loja atraente são os fatores principais de uma franquia de sucesso!
Se você quer saber ainda mais sofre o mundo das franquias, leia o nosso post com 5 dúvidas mais frequentes sobre franquias!