Ter um guarda-roupa que reflita seu estilo, personalidade e estilo de vida é prático e agradável. Rapidamente, é possível encontrar peças que se encaixem nas atividades do dia a dia e combinem com você. Porém, muitas pessoas têm dificuldades para identificar o seu estilo. Ainda que tenham uma ideia do que gostam, podem se sentir perdidos ao comprar novas roupas. Por isso, neste post, vamos dar algumas dicas para que o processo de montar seu guarda-roupa seja mais consciente e alinhado com suas preferências.

Como descobrir meu estilo de moda masculina?

Ter um estilo próprio ajuda na hora de se inspirar e adotar camisas e outras peças no dia a dia, sem abrir mão das principais tendências e novidades do mercado de moda. Para isso, vale a pena considerar os seguintes pontos:

1. Gosto pessoal e preferências

Este, com certeza, é o principal. Só você pode determinar o que considera bonito, feio, agradável ou desconfortável. Afinal, aquilo que vestimos também impacta nossa autoestima, segurança além de influenciar a impressão de outros. Por isso, sentir-se bem com as peças escolhidas é fundamental.

Perguntas para fazer a si mesmo:

2. Estilo de vida

As atividades que você mais faz no seu dia a dia influenciam muito o seu guarda-roupa. No geral, as peças do homem que frequenta muito festas e eventos é diferente daquele mais caseiro que, por sua vez, é diferente daquele que está sempre fazendo trilhas e praticando esportes radicais, por exemplo.

Fatores a considerar:

  • Local de trabalho: há um dress code? É um ambiente que exige roupas formais ou é flexível?
  • Onde passo a maior parte da minha semana?
  • Atividades mais comuns no tempo livre;
  • Hobbies.

3. Conforto e qualidade

Também é importante ter peças confortáveis e de qualidade. Isso influencia não só a durabilidade de suas roupas, mas também seu visual. Por exemplo, uma boa camisa evita irritações durante o dia, permite que o corpo respire, facilita o momento de passá-la e ainda transmite uma boa impressão.

Fatores a considerar:

  • Tecido;
  • Tamanho;
  • Modelo e corte;
  • Caimento e ajustes;

Estilos de moda masculina: qual combina mais com você?

Separamos aqui algumas categorias de estilo, porém, vale lembrar que existem diversas formas de se vestir. O seu estilo é apenas seu e pode seguir predominantemente uma categoria ou pode ser uma mistura de várias.

Clássico

É um estilo tradicional, que segue uma linha paralela às tendências da moda, mantendo suas características por longos períodos. Cortes retos, poucos detalhes e cores neutras são alguns dos marcos deste estilo. Homens que gostam de praticidade e requinte, que se sentem seguros com peças atemporais, gostam deste estilo.

Social

A preferência é por peças formais, simples e elegantes, como camisas, calças e calçados sociais, ternos, gravatas etc. É muito adotado por pessoas que trabalham o dia inteiro em ambientes corporativos ou frequentam eventos com dress codes rígidos.

Casual

É um estilo que preza principalmente pelo conforto, simplicidade e versatilidade. Pessoas que estudam, trabalham em home office ou gostam de passar boa parte de seu tempo livre em casa geralmente adotam este estilo. Camisetas, camisas polo, regatas, calças e bermudas jeans, tênis, mocassins e alpargatas são alguns dos itens comuns nessa categoria.

Esportivo/street style

Parecido com o estilo casual, adota peças confortáveis e funcionais, sem deixar de lado a originalidade. Este estilo também pode ter um toque urbano, com calças mais largas, modelos oversized, jaquetas e acessórios.

Criativo/alternativo

Um estilo que combina diferentes tendências, sem medo de ousar. Estampas, cores vivas, cortes e modelos diferenciados bem como acessórios destacam-se nesta categoria. Autenticidade e experimentação são palavras-chave.

Retrô

Resgata peças e tendências da moda de décadas passadas. Camisas xadrez, gravata borboleta, botas, chapéus, estampas, suspensórios, coletes entre outros fazem parte deste estilo.

Precisa de ajuda para descobrir mais sobre o seu estilo? Que tal entender como funciona a consultoria de imagem e estilo no universo masculino?

CTA Camisaria Italiana