Menu

Saiba tudo sobre dress code masculino

dress code masculino

Você, homem de estilo, que se preocupa com o que deve vestir em cada ocasião, não deixe de conhecer o nosso post de hoje, com informações quentes sobre dress code masculino. Acompanhe a partir de agora!

O que é dress code

Sabe aquela situação quando você recebe um convite para uma festa e aparecem coordenadas sobre como se vestir? Então, este é o dress code daquele evento. Até recentemente, era tudo mais simples, apenas havia algumas categorias como passeio, passeio completo ou black-tie para o dress code masculino. Entretanto, com o tempo passou a se desmembrar essas nomenclaturas, que acabam causando alguma confusão. Mas não se preocupe, pois aqui vamos esclarecer todos os detalhes sobre o tema!

Tipos de dress code masculino

A seguir, uma lista-base com os tipos de trajes mais solicitados em festas, para que você nunca mais tenha dúvidas!

Esporte

Mais casual e leve, mas sem esquecer do bom gosto, claro. Ou seja: nada de roupas como moletom ou de academia. Esporte não é ‘esportivo’, ok?

Portanto, a camisa que você deve escolher é a de manga longa. Fica muito bem acompanhada por calças chino, jeans mais ajustados ou calças de sarja. Se o evento for muito informal, é possível vestir camisa de manga mais curta ou polo.

Já para os calçados, a sugestão é também valorizar os esportivos – mocassins, botas, tênis sóbrios, menos coloridos, evitando os de corrida – priorizando os popularmente chamados sapatênis.

Passeio (ou esporte fino)

Passeio é um degrau a mais na escala da formalidade de vestuário, em comparação ao que é exigido pelo Esporte. É o dress code masculino mais frequente em vernissages, coquetéis, lançamentos etc.

Jeans são polêmicos, com determinados especialistas dizendo estar fora de cogitação. Já outros conhecedores, propõem que podem ser utilizados, desde que em cores escuras. Para calças, dê preferência às de alfaiataria. Se o evento for de dia, use essas calças sociais mais claras. Caso seja após às 18 horas, lance mão de tons escuros, como o caso dos jeans.

Depois das 18 horas também é necessário usar gravata – para essa exigência, no convite deverá vir escrito ‘tenue de ville’, ou roupa da cidade, em livre tradução. Fique atento!

Em relação à camisa: para não errar, basta apostar em modelo liso clássico; branco ou azul claro, ou então, com listras bem discretas. Não tem como errar na produção!

Social (ou Passeio Completo)

Aqui é bem simples a instrução: vá de terno! Isso mesmo, para este traje essa é a melhor recomendação que podemos fazer para que não haja qualquer equívoco na hora de obedecer ao dress code masculino da ocasião, que pode envolver um compromisso como uma ópera, espetáculo de dança, ou até casamento e congressos.

Para esse dress code masculino, a camisa ideal é a branca, do tipo social, apropriada para ternos.

Black Tie

Esses são famosos, mas fique tranquilo, pois são aqueles semiformais. Ou seja, algo mais próximo àqueles de grandes festas de pessoas com maior poder aquisitivo, ou premiações, como Grammy ou Oscar.

Se for uma festa noturna, um smoking é a pedida para não errar. Mas se for diurno, strollers – os famosos fraques – podem ser uma escolha acertada.

Para esses trajes, a camisa branca é a apropriada. Eventualmente, pode-se utilizar preto, mas apenas para um visual ‘all black’.

Gostou de saber toda a base sobre dress code masculino? Agora você conseguirá muito mais praticidade para se vestir muito bem nos mais variados eventos. Quer mais conteúdo de qualidade sobre moda e estilo masculino? Leia este artigo do nosso blog. Até a próxima!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp