A personalidade, muitas vezes, se expressa por meio do estilo e das roupas dos homens. Como há uma grande diversidade no mundo, é natural que a moda transpareça toda essa pluralidade, portanto, não há nada, de fato, proibido quando o assunto são roupas.
É claro que há certas convenções e etiquetas existentes, mas muitas delas estão sendo quebradas e inovadas! E se uma ocasião pedir um traje específico? Basta respeitar as “regras”, mas sem criar tabus e permitindo-se certa liberdade de estilo quando desejar. Por isso, no post de hoje, nós listamos os maiores mitos sobre os looks masculinos. Confira.
1. Homem não liga para roupa
Esse mito é velho, mas ainda assim insiste em aparecer. Esse preconceito está sendo quebrado, principalmente pelo forte movimento de diversidade, igualdade e repúdio a qualquer discriminação baseada no gênero. Existem cada vez mais lojas, estilistas e marcas que oferecem muito além do básico, dando a oportunidade para o homem moderno montar seu estilo próprio.
2. Acessórios não fazem parte do guarda-roupa masculino
Outra grande lenda que, felizmente, está “saindo de moda”. Antigamente, os homens usavam ainda mais acessórios do que as mulheres! Perucas, brincos, colares, anéis, meias-calças, broches… Apesar das vestimentas masculinas terem ficado mais sóbrias com o tempo, os acessórios, agora, estão voltando com tudo.
Pulseiras, anéis e colares podem ser combinados em looks mais informais, enquanto lenços e relógios caem bem com trajes mais formais.
3. Slim fit é só para os magros
Como o corte slim fit é mais ajustado no corpo, geralmente seu modelo é associado com tipos físicos mais magros. Esse é um dos mitos sobre looks masculinos mais presentes entre os homens.
No entanto, o que importa é sentir-se bem. Basta escolher peças que tenham um bom caimento e fiquem confortáveis e elegantes no corpo.
4. Gravata borboleta só para black-tie
Foi-se o tempo em que a gravata borboleta só era usada em eventos formais, e por isso esse é outro exemplo clássico de mitos sobre looks masculinos.
É claro que o black-tie ainda pede esse modelo de gravata, mas, agora, ela pode ser usada como acessório, dando um ar despojado a trajes mais descontraídos, com camisas estampadas e calças de sarja, por exemplo. Além disso, hoje em dia, a gravata borboleta tem uma infinidade de cores, estampas e padronagens.
5. Sapato social sem meia
Item básico no guarda-roupa masculino, a meia pode ser deixada de lado de vez em quando, acompanhando uma tendência cada vez mais adotada no Brasil – e já usada sem medo em outros locais, principalmente nos países europeus.
Também chamada de mankle (combinação das palavras em inglês man + ankle, ou seja, homem + tornozelo), essa moda consiste em dobrar a barra da calça e deixar os tornozelos à mostra, o que faz desse um dos mais ultrapassados mitos sobre looks masculinos.
No caso dos trajes formais, com ternos e calças sociais, não se dobra a barra da calça (e já existem as calças sociais cropped, ou seja, mais curtas), usando-a normalmente com sapato social e meias invisíveis, que cobrem apenas o calcanhar e os dedos. Essa tendência também pode ser usada com calças jeans, de sarja ou alfaiataria combinadas com tênis, alpargata, sapatênis etc.
6. Meias coloridas
Da mesma forma que se pode dispensar as meias, é possível, também, usá-las em diversas cores e padrões. Ainda com poucos adeptos no país, essa moda pode ser usada em ambientes mais informais, proporcionando um look descontraído e adicionando um ponto de cor no traje.
Para destacar ainda mais as cores vibrantes, são usadas meias de cano médio ou longo (calf high socks, mid-calf ou full-calf socks) com calças mais curtas ou com a barra dobrada.
7. Combinação de estampas
Há quem diga que não se pode combinar uma peça estampada com outra peça estampada, mas esse é um dos mitos sobre looks masculinos que você deve esquecer.
As camisas com padronagem podem ser usadas com gravatas estampadas, por exemplo. Para deixar o look mais alinhado, basta ter atenção aos detalhes das peças, combinando padrões de proporções ou direções diferentes e harmonizando cores: uma camisa com xadrez azul Vichy com uma gravata com listras diagonais mais largas em roxo, por exemplo.
8. Jeans com jeans
Esse é um dos polêmicos mitos sobre looks masculinos, mas, sim, é possível usar duas peças em denim e criar um efeito alinhado. A dica é parecida com a do tópico acima: escolha peças com algo que as diferencie, por exemplo, a lavagem, as cores, os detalhes. Uma camisa em jeans azul claro com uma calça em jeans preto ou cinza escuro, por exemplo.
9. Sapato e cinto da mesma cor
Em looks mais formais, como casamentos, recomenda-se que o sapato e o cinto sejam da mesma cor. Porém, é possível variar o tom, sem perder a elegância.
Para ocasiões informais, no entanto, essa “regra” pode ser quebrada, bastando, para isso, encontrar uma harmonia entre as cores e materiais usados.
Agora que alguns mitos sobre looks masculinos foram desvendados, que tal conhecer alguns dos principais “erros” dos homens na hora de se vestir?