Todo armário masculino que se preze, precisa de, pelo menos, um terno. Pensando nisso, decidimos apresentar um pequeno guia sobre terno masculino, oferecendo sugestões valiosas sobre lavagem, armazenamento e conservação dessas peças. Confira a partir de agora!
Como lavar terno masculino
Em um cenário ideal, é melhor lavar seu terno em uma lavanderia profissional, de modo a que seja lavado a seco. Essa é a forma menos agressiva de higienizar esse tipo de traje.
Para saber quando fazê-lo, você deve perceber pelo aspecto e odor das peças. Dessa forma, será fácil ter uma noção sobre quando seria o melhor para enviar à lavanderia.
Evite, por exemplo, mandar lavar seu terno com frequência desnecessária, pois isso gerará desgaste nas roupas.
Outra sugestão importante: remeta à lavanderia as peças juntas, pois o desgaste se equilibra e as peças não perderão cor e brilho em ritmos diferentes, permitindo que fiquem em harmonia.
Gravatas, por serem itens ainda mais expostos a sujeiras, como comida, água, sabão e respingos diversos, também devem acompanhar o terno à lavanderia para higienização. Assim, a mesma técnica será aplicada e a durabilidade dos itens de seu vestuário será bem maior.
Como guardar terno masculino
Em primeiro lugar, você tem espaço suficiente em seu armário para guardar termos? Sim, isso é muito importante, pois esses conjuntos de peças não deverão ficar apertadinhos, pois precisam que o ar circule entre suas fibras, para ajudar na conservação da qualidade e beleza do tecido.
Lance mão sempre dos cabides próprios, que são mais firmes e têm espaço para ombros das peças, sem deformá-las. Mas não se preocupe, pois esse cabide vem com o terno, em ocasião da compra.
A calça deverá ser pendurada pela barra, assim fica sem qualquer vinco ao vestir. Se preferir pode passar a ferro, mas nada de contato direto com o calor do equipamento, ok? Sempre com um tecido entre o ferro e a roupa, ok? Assim você dá brilho, sem prejuízo a seu terno.
Como cuidado extra, use sacos especiais para armazená-los, ok? Mas, na véspera de usá-los, os deixe pegando ar, fora dessas embalagens protetivas.
Como conservar
Uma das dicas para aumentar a durabilidade de seu terno é: não vesti-lo por dois dias subsequentes, pois esse tipo de tecido precisa de tempo para não acumular muita sujeira, transpiração e demais elementos de desgaste.
Nada de usar ferros e instrumentos de calor diretamente sobre as peças. Sobretudo se forem ternos de lã, pois as fibras são ainda mais sensíveis.
Tome cuidado com traças e outros. Para prevenir seu aparecimento, use repelentes como lavanda, cedro, cravo-da-índia e outros, mais naturais e que não impregnam suas roupas.
Para retirar manchas leves de seu terno masculino, use um steamer – ferramenta a vapor – e uma escova macia. Caso não consiga, não force, envie à lavanderia, pois os profissionais têm equipamentos e protocolos de ação para eliminar aquelas sujeiras mais difíceis de ser retiradas.
O que achou do artigo sobre terno masculino? Lembre-se de que é fundamental prestar atenção à qualidade do terno na hora da compra. Exatamente por isso, a Camisaria Italiana conta com algumas entre as melhores opções de vestuário masculino do mercado.
Quer saber mais? Então, conheça os nossos modelos já!