Menu

Como conservar um terno masculino

terno masculino

Todo armário masculino que se preze, precisa de, pelo menos, um terno. Pensando nisso, decidimos apresentar um pequeno guia sobre terno masculino, oferecendo sugestões valiosas sobre lavagem, armazenamento e conservação dessas peças. Confira a partir de agora!

Como lavar terno masculino

Em um cenário ideal, é melhor lavar seu terno em uma lavanderia profissional, de modo a que seja lavado a seco. Essa é a forma menos agressiva de higienizar esse tipo de traje.

Para saber quando fazê-lo, você deve perceber pelo aspecto e odor das peças. Dessa forma, será fácil ter uma noção sobre quando seria o melhor para enviar à lavanderia.

Evite, por exemplo, mandar lavar seu terno com frequência desnecessária, pois isso gerará desgaste nas roupas.

Outra sugestão importante: remeta à lavanderia as peças juntas, pois o desgaste se equilibra e as peças não perderão cor e brilho em ritmos diferentes, permitindo que fiquem em harmonia.

Gravatas, por serem itens ainda mais expostos a sujeiras, como comida, água, sabão e respingos diversos, também devem acompanhar o terno à lavanderia para higienização. Assim, a mesma técnica será aplicada e a durabilidade dos itens de seu vestuário será bem maior.

Como guardar terno masculino

Em primeiro lugar, você tem espaço suficiente em seu armário para guardar termos? Sim, isso é muito importante, pois esses conjuntos de peças não deverão ficar apertadinhos, pois precisam que o ar circule entre suas fibras, para ajudar na conservação da qualidade e beleza do tecido.

Lance mão sempre dos cabides próprios, que são mais firmes e têm espaço para ombros das peças, sem deformá-las. Mas não se preocupe, pois esse cabide vem com o terno, em ocasião da compra.

A calça deverá ser pendurada pela barra, assim fica sem qualquer vinco ao vestir. Se preferir pode passar a ferro, mas nada de contato direto com o calor do equipamento, ok? Sempre com um tecido entre o ferro e a roupa, ok? Assim você dá brilho, sem prejuízo a seu terno.

Como cuidado extra, use sacos especiais para armazená-los, ok? Mas, na véspera de usá-los, os deixe pegando ar, fora dessas embalagens protetivas.

Como conservar 

Uma das dicas para aumentar a durabilidade de seu terno é: não vesti-lo por dois dias subsequentes, pois esse tipo de tecido precisa de tempo para não acumular muita sujeira, transpiração e demais elementos de desgaste.

Nada de usar ferros e instrumentos de calor diretamente sobre as peças. Sobretudo se forem ternos de lã, pois as fibras são ainda mais sensíveis.

 Tome cuidado com traças e outros. Para prevenir seu aparecimento, use repelentes como lavanda, cedro, cravo-da-índia e outros, mais naturais e que não impregnam suas roupas.

Para retirar manchas leves de seu terno masculino, use um steamer – ferramenta a vapor – e uma escova macia. Caso não consiga, não force, envie à lavanderia, pois os profissionais têm equipamentos e protocolos de ação para eliminar aquelas sujeiras mais difíceis de ser retiradas.

O que achou do artigo sobre terno masculino? Lembre-se de que é fundamental prestar atenção à qualidade do terno na hora da compra. Exatamente por isso, a Camisaria Italiana conta com algumas entre as melhores opções de vestuário masculino do mercado.

Quer saber mais? Então, conheça os nossos modelos já!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp