Saiba escolher a melhor roupa masculina para festa, de acordo com a ocasião e com o seu estilo!

Seja uma balada, uma festa de casamento ou um evento de trabalho, o homem deve escolher a roupa mais adequada ao seu perfil e ao dress code da festa, optando por peças que lhe caiam bem e sejam confortáveis. Acha que são muitos aspectos para levar em conta? Vamos dar algumas dicas no post de hoje para ajudá-lo a se preparar para um evento.

4 considerações sobre roupa masculina para festa

Se você fica confuso, indeciso ou inseguro quando tem que se arrumar para ir a um evento, saiba que não está sozinho. Mas, com alguns cuidados e bom senso, essa pode ser uma ótima oportunidade para você expressar sua personalidade e causar uma boa impressão.

1. Imagem pessoal e a importância de se vestir bem

O aspecto visual é um dos mais chamativos e impactantes em uma situação social, por ser aquele que está visível e explícito. É claro que, aos poucos, gestos, posturas, comportamentos e características pessoais são percebidos e, inclusive, tornam-se relevantes em qualquer ocasião.

Vestir-se bem é importante, porque essas camadas mais sutis do nosso ser estão conectadas com o nosso exterior. Ou seja, se você se sente confiante com uma roupa, você irá expressar essa confiança em sua fala e suas ações. Da mesma forma, se você está se sentindo pra baixo, colocar uma peça que o favorece pode animá-lo.

Em festas e eventos, em que há muita gente e muita interação, suas roupas podem comunicar, à primeira vista, muito de sua essência, seus desejos e seu estado de espírito. É uma forma de comunicação, por isso, use-a com sabedoria.

2. Tipos de dress code

Existem vários tipos de trajes no mundo da moda. Eles dão algumas orientações sobre o que se espera que os convidados vistam. Os mais comuns são:

  • Esportivo: é mais casual, geralmente não sinalizado formalmente em convites. Muito indicado para encontros com amigos, aniversários de família, almoços, churrascos etc. Calças jeans, bermudas de sarja, camisetas, camisas estampadas, camisas polo, alpargatas, tênis e sapatênis são alguns dos itens alinhados a esse tipo de traje.
  • Passeio ou esporte fino: é uma mistura de peças mais sofisticadas com outras mais informais. Usado frequentemente para confraternizações corporativas, encontros de negócios, batizados, vernissages etc. Blazers, calças sociais ou de sarja, peças de alfaiataria, camisas, mocassins e sapatos sociais são exemplos recomendados.
  • Passeio completo ou social: é formal e, para o homem, significa usar um terno ou costume. Muito comum para casamentos, festas à noite, óperas entre outros.
  • Black-tie ou traje a rigor: mais formal do que o anterior e não admite muita flexibilidade. Reservado para eventos de gala, premiações e festas luxuosas. Smoking é o exigido com esse dress code.

Para saber mais sobre os trajes, confira nossos posts 10 dicas para acertar no dress code de um evento e Social e esporte chique: entenda as diferenças dos estilos.

3. Tipos de evento

Antes de mais nada, verifique se há um dress code escolhido pelo anfitrião para saber o tipo de evento do qual você irá participar. Se no convite não há nenhuma informação sobre isso, você pode perguntar – afinal, é melhor obter informações do que vestir-se de forma inadequada e chamar atenção pelo motivo errado.

Se não há um traje determinado ou não há como saber, use o bom senso junto com os dados do evento, como horário, local, ocasião etc.

  • Festas de dia, ao ar livre, na praia, no campo, no parque: no geral, esse tipo de evento permite o uso de trajes mais informais, como bermudas, camisetas, jeans, alpargatas, sandálias etc. Tons claros e suaves são recomendados: branco, bege, azul, amarelo, cinza, bem como os tons pastéis são boas opções. É uma boa oportunidade para usar acessórios como chapéus e óculos escuros.
  • Festas no fim da tarde, à noite em locais fechados: é comum que o tipo de vestimenta fique mais formal e as cores mais escuras. Blazers são boas opções para deixar o look mais elegante.

4. Combinação do seu perfil com o perfil da festa

Além de estar alinhado com a ocasião, é essencial que você vista uma roupa que seja do seu agrado, que o deixe confortável e seguro. Lembre-se de que o seu visual transmite um pouco da sua essência para você mesmo e para os demais. Por isso, opte por peças em cores que favoreçam o seu tom de pele, tecidos que caiam bem em você e acessórios que expressem sua personalidade.

Não sabe qual é o seu perfil? Então descubra o seu estilo com ajuda de nosso post para comprar roupas que tenham a ver com você!

CTA Camisaria Italiana